António-José Gonzalez

Docente no Ispa há 3 décadas e investigador efetivo na AppsyCI, considera-se um vagabundo da Psicologia, tendo explorado os seus principais habitats: as Organizações, a Educação e a Clínica. Tem dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, em diversas áreas, mas com uma especialização recente na área da eficácia das psicoterapias, em particular das terapias pelas artes expressivas. Descobriu no encontro entre o Teatro e as Psicoterapias a sua área de especialidade. É sócio didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e dirige grupos terapêuticos há mais de duas décadas. Fundou e é membro coordenador do dISPAr Teatro. Mais recentemente, a descoberta do Teatro Playback levou-o a fundar e a ser membro coordenador do Projecto Eco. Foi Investigador Principal de dois projetos de intervenção/investigação utilizando o Teatro Playback como ferramenta para a promoção dos Direitos Humanos e como nova modalidade psicoterapêutica.


WORKSHOP - Do Teatro Playback Terapêutico para o psicodrama: propostas práticas a partir da experiência de um grupo de terapeutas.

Dinamizador: António Gonzalez
Co-dinamizador: Nuno Amarante (+) e Rita Barros (+)

Os efeitos terapêuticos do Teatro Playback são hoje uma evidência não só para quem o experienciou mas também na literatura científica que tem sido produzida. Ao longo dos últimos 2 anos, lideramos um projecto exploratório, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Therapeutic Playback Theatre: Impact Study; FCT - 2022.07713.PTDC), no qual treinamos cerca de duas dezenas de terapeutas no formato de Teatro Playback Psicoterapêutico. Essas pessoas por sua vez criaram 12 grupos terapêuticos espalhados pelo país. Neste workshop, iremos sugerir formas simples de operacionalizar técnicas de Teatro Playback Terapêutico em grupos de psicodrama.

Nota: este workshop estará conciliado com o Workshop "Treino dos papéis de Diretor/a e de Ego através do Teatro Playback" facilitado por Rita Barros e Nuno Amarante. Podem ser feitos de forma independente, mas haverá continuidade entre ambos.

XVI Congresso Português de Psicodrama | Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis!