António Nabais

António Nabais é Diretor em Sociodrama e socio didata pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama, dinamiza grupos terapêuticos com crianças e adolescentes há 15 anos.

Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, Mestre em Sociologia e Doutor em Enfermagem, é professor na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra no último ano, tendo sido professor na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa durante 22 anos.

Esteve 13 anos a desempenhar funções de gestão na Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia (ULS São José), integrando o Centro de Investigação.

Durante este período, vinculado á gestão e liderança, realizou o PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, na AESE – Business Scholl.

Em 2021 descobre o clown, e realiza o curso na Arte do Palhaço, na Companhia Rei Sem Roupa.

Foi desempenhando múltiplas funções de consultoria em programas na Direção Geral de Saúde, Ordem dos Enfermeiros, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental.

Na atualidade é investigador doutorado integrado na UICISA: E, Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Membro da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Membro da Equipa Coordenadora Regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental da ARSLVT.


COMUNICAÇÃO: SM3ES - Saúde Mental com Estudantes em Enfermagem no Ensino Superior

Apresentar o programa de promoção da saúde mental em estudantes de enfermagem que se encontram em transição para o ensino superior. Mobilizando o modelo sociodramático, desenvolvemos com todos os estudantes que integram o 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, uma intervenção terapêutica de prevenção em grupo.

Durante o ano letivo são construídos momentos em grupo, que permitem aos estudantes desenvolver a capacidade de reconstrução e reapresentação das experiências vividas, atribuindo-lhes novos significados, através da espontânea confluência de elementos inconsciente, conscientes, emocionais, intelectuais e espirituais. (Moreno, 2013).

Este programa pretende promover a saúde mental, diminuir o sofrimento mental e melhorar a acessibilidade dos estudantes aos serviços especializados em saúde mental e psiquiatria, encaminhando as situações de risco identificadas.

XVI Congresso Português de Psicodrama | Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis!