Luciano Moura
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Foi médico da Carreira de Clínica Geral no concelho da Horta, Açores.
Iniciou o Internato Complementar de Psiquiatria em 1 de Março de 1985 no Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João no Porto.
Concluiu o Internato Complementar de Psiquiatria em 30 de Julho de 1989, o que lhe conferiu o grau de Assistente Hospitalar de Psiquiatria.
Em Junho de 1990 efectuou exame da Ordem dos Médicos, tendo sido aprovado por unanimidade com distinção, o que lhe conferiu o Título de Especialista.
Fez o curso de Director em Psicodrama Moreniano da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, que concluiu em 1992.
Apresentou à Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicodrama uma monografia intitulada "Psicodrama com Seropositivos", o que lhe conferiu a nomeação de Sócio Didacta da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Em 17 de Julho de 1999 foi nomeado Assistente de Psiquiatria pelo Conselho de Administração do Hospital de S. João no Porto.
Mediante provas púbicas obteve o Grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar, na área profissional de Psiquiatria.
Em 2002 frequentou o I Curso Pós-Graduado de Hipnose em Clínica Médica e em 2003 o I Curso Avançado PÓS –graduado de TRVC, ministrado pelo Instituto de Formação Avançada do Departamento de Educação Médica, da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Em 2017/18 frequentou o IX Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento em Hipnose Clínica Experimental, da Faculdade de Medicina de Lisboa, que concluiu com êxito mediante prova final de avaliação.
WORKSHOP - Tangodrama: o encontro num abraço
Dinamizador: Luciano Moura
Co-dinamizador: Neide Feijó(+)
O workshop que apresentamos em formato de vivência – "Tangodrama: o encontro num abraço", insere-se na psicodança, como forma especial do psicodrama proposta por Rojas-Bermudes.
A psicodança tem se mostrado muito pertinente para trabalhar conflitos internos e vinculares, que "determina tanto ajustes do indivíduo... como entre os indivíduos que compartilham a experiência" (Rojas-Bermudes, 2018, p. 220).
Conseguimos identificar um paralelismo dos conceitos do psicodrama aplicados ao tango, o que ajuda na demonstração da sua pertinência e na justificação da sua utilização. Como exemplo, encontramos analogias e aplicabilidade entre os conceitos de encontro, papel, papel complementar, vínculo e tele.
Conceitos que podem ser interpretados no tango, sendo muito úteis para trabalhar as relações interpessoais. Segundo Rojas Bermudes (2017, p. 222) há danças mais socializadoras, resultando na integração do eu entre o social e o natural, são aquelas que usam os giros corporais e manutenção do eixo vertical, como também se verifica no tango.
Assim, se pode promover a comunicação e a capacidade reflexiva para as relações, ao compartilhar o movimento, possibilitando experimentar a provocação, a tensão e "criar novas formas de colaboração". Já assistimos à aplicação do tangodrama em terapia de casais, entretanto, a nossa proposta é a sua aplicação junto de pessoas e grupos que desejem ou necessitem trabalhar as suas relações diádicas de uma forma geral. Esta prática facilita a expressão das emoções através do movimento, para além das palavras.
A sessão de psicodrama / sociodrama com a utilização do tangodrama tem todas as características, elementos, fases e técnicas de uma sessão clássica; apenas se privilegia o uso de ritmos e movimentos próprios do tango (caminhadas, abraços, giros, aproximações, acompanhamento, condução, em pares), o que facilita a abordagem de temas como: intimidade, autoridade, submissão, desconforto, entre outros que são bastante comuns.
Com esta vivência é possível experimentar sentimentos semelhantes aos encontrados no tango, cujos objetivos são o prazer, a complementaridade, a harmonia nos movimentos e o abraço (encontro).
Como se trata de uma vivência com o objetivo de trocas e aprendizagens, propomos um momento de processamento teórico que se explicite os paralelismos vivenciados no tango e a teoria psico/sociodramática.
Rojas-Bermúdez, J. (2017). Teoría y Técnica Sicodrmáticas. 2ª Ed. Sevilla: Punto Rojo.