Nuno Amarante
Também é coordenador do dISPAr Teatro, grupo de Teatro do Ispa, e encenador e ator de Teatro Playback.
É membro da comissão organizadora do Encontro Ibérico de Teatro Playback e do Encontro Europeu de Teatro Playback.
Faz também parte da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Direção da Associação Ibérica de Teatro Playback. Foi fundador da ONGD GASTagus, com vários anos de experiência de gestão de voluntariado e de formação em diversos temas da educação para a cidadania e voluntariado com recurso a metodologias de educação não formal e métodos activos.
O Teatro Playback foi desenvolvido nos anos 70 em Nova York por Jonathan Fox e Jo Salas, inspirados pelo casal Jacob e Zerka Moreno.
É um tipo de teatro de improviso, sem guião, que consiste numa cocriação entre as/os atores e a audiência e acontece tipicamente em contextos comunitários com audiências reduzidas, tendo como objetivo a transformação social.
São solicitadas às pessoas da audiência histórias pessoais narradas na primeira pessoa, que são depois devolvidas em palco, na forma de representação artística com recurso à expressão corporal e vocal, panos e música.
Neste workshop iremos partilhar alguns princípios básicos do Teatro Playback e como podem potenciar a criatividade, espontaneidade e a capacidade de escuta de psicodramatistas.