Rita Barros
Actualmente, desenvolve a sua actividade enquanto docente no Ispa - IU e enquanto psicóloga e psicoterapeuta em prática privada em Lisboa e no Porto. Faz parte da coordenação do dISPAr Teatro, grupo de Teatro do Ispa - IU e é encenadora e atriz do Projecto Eco - grupo de Teatro Playback do dISPAr Teatro.
É também atriz no AquiAgora, o primeiro grupo de Teatro Playback no Porto.
Ao longo do seu percurso tem desenvolvido projectos de investigação e intervenção em que o Teatro Playback é usado enquanto metodologia para a promoção do bem-estar, e enquanto veículo para sensibilizar as pessoas para a valorização da diversidade humana e para a amplificação de vozes que têm sido marginalizadas.
O Teatro Playback foi desenvolvido nos anos 70 em Nova York por Jonathan Fox e Jo Salas, inspirados pelo casal Jacob e Zerka Moreno.
É um tipo de teatro de improviso, sem guião, que consiste numa cocriação entre as/os atores e a audiência e acontece tipicamente em contextos comunitários com audiências reduzidas, tendo como objetivo a transformação social.
São solicitadas às pessoas da audiência histórias pessoais narradas na primeira pessoa, que são depois devolvidas em palco, na forma de representação artística com recurso à expressão corporal e vocal, panos e música.
Neste workshop iremos partilhar alguns princípios básicos do Teatro Playback e como podem potenciar a criatividade, espontaneidade e a capacidade de escuta de psicodramatistas.